sábado, 12 de julho de 2008

USINA DE ITAIPÚ


Usina Hidrelétrica de Itaipu.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu corresponde a um grande empreendimento arquitetônico com finalidade de obtenção de energia elétrica, essa construção foi constituída pelo interesse do Brasil e do Paraguai a partir de um acordo entre os envolvidos no processo.

A fonte hídrica que proporciona a movimentação das turbinas é o Rio Paraguai. Essa é a maior usina hidrelétrica do mundo, em se tratando de potência.

A energia gerada na usina é divida entre Brasil e Paraguai, a parte que cabe ao Brasil responde por 24% de toda energia produzida no país. A distribuição da parcela pertencente ao Brasil é realizada pela Empresa Furnas Centrais Elétricas S.A.

O processo de negociação entre Brasil e Paraguai ocorreu na década de 60, quando decidiram analisar a possibilidade de implantação de uma usina hidrelétrica usufruindo de todo potencial hídrico da região.

No ano de 1970, foi realizada uma licitação internacional para conceder o direito à realização de um estudo de viabilidade da construção, pois se tratava de uma gigantesca obra. O vencedor da licitação foi o consórcio composto por empresas norte-americanas IECO e a Italiana ELC.

Após a realização da concorrência internacional as obras foram iniciadas em fevereiro de 1971, dois anos depois, no dia 26 de abril, os países envolvidos no acordo consolidaram o Tratado de Itaipu por meio da assinatura do mesmo, no qual tornava lícito o aproveitamento e construção de tal empreendimento no rio Paraná.

Somente no ano de 1974, no dia 17 de maio, foi instaurada uma entidade binacional Itaipu com finalidade de monitorar o projeto de construção.

A construção concreta da obra aconteceu em janeiro de 1975. O represamento das águas do rio Paraná ocorreu em 12 de outubro de 1982, quando foram fechadas as comportas, as operações tiveram início em 5 de maio de 1984.

USINA DE ITAIPU

Uma das maiores usinas construída no rio Paraná em 1970,e uma das maiores em operação no mundo. A usina é fruto de um grande trabalho com bastante empreendimento além disso bem desenvolvido em conjunto no Brasil. Mas além dessa grandeza toda está ameaçada a perder o seu grande título de a Maior do Mundo.

Apesar de todos esses contratempos que existe, a usina de Itaipu tem uma grandeza espetacular que chega a despertar bastante curiosidade em todo mundo além disso ela e a principal atração turística. Com suas belas paisagem seus lugares espetaculares como seu parque nacional,seu bosque,e a maravilhosa ponte da amizade entre outros.






Nenhum comentário: