sábado, 12 de julho de 2008

USINA DE ITAIPÚ





USINA DE ITAIPU




A Usina Hidrelétrica de Itaipu, é uma obra binacional, desenvolvida por dois países Brasil e Paraguai no Rio Paraná no trecho de fronteira entre os dois países, 14 km ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte.

Curiosidades sobre a usina de Itaipu

“C
oncreto

A quantidade de concreto (em Portugal: betão) utilizada na construção da usina hidrelétrica de Itaipu daria para construir 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

Dimensões

A barragem tem 196 metros de comprimento e sua altura equivale à de um prédio de 65 andares.

Trabalhadores

A sua construção envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas.”




A Usina de Itaipu faz parte da lista das sete maravilhas do mundo moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos. Esta lista foi feita com base numa pesquisa realizada pela Associação Norte-Americana de Engenheiros Civis (Asce) entre engenheiros dos mais diversos países. Essa por exemplo é uma vista dela a noite totalmente iluminada e serve também para aumentar o turismo local pois é uma vista fantástica.


Sendo assim, considero a usina de Itaipu uma obra muito bonita e de grande valia para ambos os países, sem contar com arquitetura e o projeto que considero uma grande criação da humanidade, e espero estar contribuindo para o conhecimento da google...




USINA DE ITAPUI



A usina hidreletrica de Itaipu binacional,ela foi construida pelo Brasi e pelo o Paraguai no rio Paraná.

A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu,no Brasil,e Ciudad del Este,no Paraguai,ao sul,até Guaíra(Brasil) e Salto del Guairá(Paraguai)

No ano 2000, a usina atingiu o seu recorde de produção de 93,4 bilhões de quilowatts-hora (kWh), sendo responsável pela geração de 95% da energia elétrica consumida no Paraguai e 24% de toda a demanda do mercado brasileiro.

Até o funcionamento em plena capacidade da Hidrelétrica de Três Gargantas na China, a usina de Itaipu é a maior hidrelétrica do mundo em potência instalada. Em capacidade de geração continuará sendo a mais importante, visto que o regime hidrológico do rio Paraná apresenta maior fluxo de água que o Rio Yangtzé.

A energia gerada por Itaipu e destinada ao Brasil é transmitida pela empresa Furnas Centrais Elétricas S.A.

Nenhum comentário: